domingo, 23 de agosto de 2015

Etapas realizadas para conclusão da horta

      Primeira etapa (capinar):
                                  Tais
                              Guilherme
                              Bruna
                              Mariah
Gramas que retiramos ao capinar

      Segunda etapa(capinar o outro canteiro):
                              Tais
                              Bruna
                             Guilherme
Mariah

Terceira etapa (plantar):
Canteiros prontos

Mudas que plantamos

Após concluírmos a horta, temos agora como meta, cuidar pelo menos 3 vezes por semana, em horário de aula, para que, seja possível a utilização de nossos tempeiros na merenda escolar.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Nosso novo cronograma!

   Instituição: Escola Técnica Estadual Portão;

Público alvo do projeto: Todos os alunos da escola.

Cronograma:

1ª semana (10 a 14 de agosto) - Começaremos a por o projeto em prática. Primeiramente, iremos capinar o espaço, com instrumentos cedidos pela escola. 
Integrantes que comparecerão: Todos.

2ª semana (17 a 21 de agosto) - Iremos plantar mudas verdes, como alface, manjericão e alguns tipos de temperos verdes e plantaremos. 
Integrantes que comparecerão: Todos.

 Problema: Primeiramente, o problema era a falta de contato dos alunos com a terra e a falta de alimentação saudável, então, percebemos a importância de reaproveitar um espaço que não estava sendo utilizado pela escola para poder despertar o interesse dos alunos e resgatar um padrão de alimentação ideal. Só que após todos os acontecimentos, e de ter mudado de escola, percebemos que o problema da ETEP é a falta de vontade dos alunos de cultivar e cuidar de uma horta, para que depois que os temperos podem ser utilizados para a merenda escolar, ainda mais que o pátio da escola é enorme. Na escola até havia uma horta, porém estava abandonada e sem nenhum tempero plantado.  Com a horta finalizada, o grupo poderá cultivar e cuidar do local para que esta não seja abandonado.
 

Objetivos:
·         Fazer um espaço com mudas de temperos verdes para a escola, reaproveitando um espaço que não estava sendo utilizado;
·        
Fazer com que os temperos sejam aproveitados para a merenda escolar.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Mudamos de instituição de ensino...

Infelizmente, tivemos que trocar de instituição de ensino, por tais motivos: O cronograma, o problema e os objetivos já estavam prontos, só faltava irmos à escola e iniciar o projeto. Como estava no cronograma, fomos na primeira semana após o recesso escolar, para darmos continuidade ao projeto. Fomos atendidos pela supervisora Vanessa, onde nos informou que os alunos da escola já haviam realizado o nosso projeto (começado e terminado a horta). Então, foi sugerido por ela, darmos aula de reforço de português e matemática aos alunos do quinto ano.

 O grupo conversou, juntamente com as professoras e concluímos, que, seria difícil dar aula de reforço aos alunos, pois teríamos que dominar muito bem o assunto e como estamos no terceiro ano do ensino médio, não dominados de tal forma que poderíamos passar o aprendizado em diante. No outro dia voltamos a conversar com as professoras de ciências da natureza, onde nos proporam de recomeçar o  projeto, e realizarmos as tais aulas de reforço, ou então fazermos a horta na escola ETEP.
Conversamos entre o grupo e decidimos que a melhor opção era continuarmos com a base que tínhamos e realizarmos a horta na escola ETEP. Depois, conversamos com o diretor Marcelo, que autorizou a fazer a horta em um espaço que não estava sendo utilizado, com mudas de temperos verdes, para que as merendeiras possam usar na alimentação dos alunos. Sendo assim, conversamos com as merendeiras e pedimos a opinião delas sobre o que plantarmos e também a questionamos, se teria utilidade nosso projero e se não seria abandonado junto com o término do ano letivo. Todos concordaram em continuarmos o projeto em nossa escola, agradecemos imensamente ao Diretor Marcelo por nos disponibilizar o espaço na escola, também as merendeiras por aceitarem a nova ideia de usarem temperos frescos na merenda escolar. Além disso, agradecemos as professoras de ciências da natureza, por permitirem a continuidade do projeto em nossa escola.

Informações da Escola Técnica Estadual Portão:
Nome da instituição: Escola Técnica Estadual Portão;
Fundação:  02 de agosto de 1977
População de alunos: cerca de 1200;
Atende: alunos do ensino médio integrado ao técnico durante diurno, e somente técnico no noturno;
Localização: Rua Porto Alegre, N° 488 – Estação Portão, Portão – RS.